domingo, 13 de junho de 2010

OS DOIS MUNDOS DE TODOS NÓS


Os dois Mundos de Madalena, da escritora Lourdes Nicácio nos chega novamente, desta vez em sua 5ª edição. O livro que tem este número de edições já fala por si. Pois todos que vivem no mundo das letras sabem a batalha que é, o livro sair do computador e parar nas prateleiras das livrarias.

Mas chega a esta edição com uma bagagem notável: Sua primeira publicação em 1999, foi através do SIC, Sistema de Incentivo a Cultura de Pernambuco, hoje chamado Funcultura. A autora recebeu Voto de Congratulações da Assembléia Legislativa pelo primeiro lançamento. Foi aprovado pela Secretária de Educação do Estado, em 2002 e pela Secretaria de Educação do Recife, no ano de 2000. Tema da Monografia no curso de especialização em Literatura Brasileira da Universidade Federal de Pernambuco, em 2003. Tornou-se peça de Teatro, no Curso de administração da faculdade São Miguel em 2009. É objeto de estudo, pesquisa, nas escolas do ensino médio, fundamental e universitário. Achei sim, necessário transcrever aqui essa jornada que chega a me emocionar, em se tratando deste livro.

O livro trata de uma personagem nordestina e sertaneja. Uma mulher forte de fibra, que troca seu mundo familiar no sertão que o rio São Francisco banha, pela a vida na cidade grande, na capital. Troca brusca que se faz necessária pela sobrevivência, mas que não à deixa sem a sua doce personalidade de professora do interior. Que vê nas letras a oportunidade de transformar os seus. Olimpio Bonald Neto, no prefácio descreve bem o motivo da transição de Madalena para um novo mundo:

“Natureza comandando vidas, interferindo nos planos humanos, no destino das pessoas, definindo futuros, a chuva, o dom sagrado representando a mais preciosa dádiva da natureza.”

A edição em questão é em homenagem ao centenário de vida de Madalena, mãe da autora e também à memória de seu pai José Nicácio. É uma boa leitura, uma historia que seduz pela realidade conhecida por tantas pernambucanas, por tantas mães do nosso sertão. No texto a poesia se faz em cenas literárias que construídas com sensibilidade empolga o leitor, com isso transformando o ato de ler em prazer.

Nos muitos depoimentos que encontramos no final da leitura, em um desses a escritora Telma Brilhante afirma com razão que:

“O prazer de ter lido esse livro que é um autentico poema de uma trajetória de vida.”

Se você nunca se banhou nas águas do velho Chico faça isso lendo Os Dois Mundo de Madalena. Se já banhou-se, sabes o que é bom. Então mate as saudades.

Resenha de Cássio Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário